sábado, 6 de dezembro de 2014

Enfim inaugurada a sede a Unasul

A Unasul é um grupo econômico composto pelos 12 países que pertencem à América do Sul. Fundada em 2004 a partir da assinatura da Declaração de Cuzco, um tratado que em os países sul-americanos, tendo o México e o Panamá como observadores, firmam uma união entre nações.
O objetivo da Unasul é formar um bloco econômico latino-americano, tal como a União Européia, possuindo sede, parlamento e posteriormente uma moeda.


A união entre o Mercosul e a Comunidade Andina de Nações deu origem à Unasul, que teve sua plena oficialização após a assinatura do Tratado Consecutivo da Unasul que foi realizada em 2008 em Brasília.
A partir dai os 12 países que constituem a América do Sul passaram a manter acordos diplomáticos e econômicos, dando inicio à um projeto de formação de um novo bloco, que constituiria um parlamento em Cochabamba, na Bolívia e uma sede em Quito, capital do Equador.


Mais uma etapa da constituição do bloco foi concretizada no dia 04 deste mês. Presidentes e representantes dos países membros, dentre eles a presidenta Dilma, viajaram até Quito para a inauguração da sede da Unasul.
A emblemática capital latino-americana que foi nomeada patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO abrigará a moderna estrutura que sediará o secretariado do órgão. 
O local que será batizado de Néstor Kirshner, em homenagem ao falecido ex-presidente argentino que foi o primeiro-secretário-geral da Unasul.


Marcada por uma estrutura arrojada e moderna, a sede foi inaugurada na região conhecida como Mitad del Mundo (Metade do Mundo), situada sobre a Linha do Equador que separa os dois hemisférios do planeta terra, um importante e emblemático ponto turístico do país.
O evento de inauguração foi marcado pela presença de políticos e diversas autoridades dos 12 países membros, como o atual presidente Dési Bouterse, do Suriname e o secretário-geral, o colombiano Ernesto Samper Pizano.

Crédito: AP

O edifício de 20.000 metros quadrados de construção promete ser um símbolo da integração sul-americana.
Este grande passo dado é algo de grande importância para as relações econômicas e diplomáticas entre o Brasil e seus outros 11 vizinhos.
A América Latina possui grande potencial para gerar riquezas, estabelecer acordos e lutar pelos interesses do continente e seus constituintes, e caminha para estabelecer relações cada vez mais sólidas.

André Felipe Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário