sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Rio de Janeiro e São Paulo...duas capitais mundiais da cultura

Brasil...
Essa gigante nação continental, dividida em cinco grandes zonas territoriais, possui vários estados, que possuem identidade, cultura e hábitos característicos.

É nítido que dentre as milhares de cidades que constituem o Brasil, duas delas se destacam e possuem visibilidade internacional. São Paulo e Rio!

Ambas as cidades foram escolhidas como capitais mundiais da cultura, de acordo com o World Cities Culture Forum, um estudo que mapeia as ofertas culturais disponíveis em 21 grandes cidades do globo. A pesquisa levanta o número de museus, galerias de arte e áreas verdes disponíveis em cada uma das cidades analisadas.
Dentre as capitais mundiais da cultura, Buenos Aires e Bogotá também se destacam na América Latina, com belos museus, teatros imponentes e galerias de arte.



São Paulo é conhecida como uma das capitais financeiras e uma das maiores rotas de "turismo empresarial" do mundo.
O que muitos não sabem é que esse monstro urbano esconde entre seus arranha-céus muitas riquezas culturais, grandes museus e diversas opções de lazer.
Com 132 museus, a capital paulista possui mais museus que Nova Iorque, Toronto, Xangai e Tóquio. Sozinha, a cidade supera Hong Kong, Mumbai, Singapura e Sidney juntas!
Os mais populares são visitados por mais de 2 milhões de pessoas todos os anos. Dentre eles estão o MASP (foto), o Museu do Ipiranga, Museu da Língua Portuguesa e o Museu de Arte Sacra, os mais conhecidos até então.



Mas nenhuma cidade representa melhor a cultura brasileira do que o Rio...
A porta de entrada para turistas no Brasil, além de possuir belezas naturais únicas em todo o mundo, construções arrojadas e modernas e praias espetaculares, também está classificada como uma das 21 maiores potências culturais do planeta.
Com 124 museus e 108 galerias de arte, o Rio é um prato cheio para os amantes da arte e do entretenimento.
Com 29% de seu espaço urbano formado por florestas, parques, jardins e bosques, o Rio de Janeiro supera Amsterdã, Berlin, Nova York e Toronto em número de espaços verdes disponíveis, proporcionando qualidade de vida e lazer  para seus habitantes, além de possuir baixos índices de poluição. Dentre eles está a Floresta da Tijuca, a maior selva urbana do mundo, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Jardim Botânico.
O Rio é sem dúvida uma cidade única!
André Felipe Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário