domingo, 12 de outubro de 2014

Um presente do Brasil para Nova York!

Poucas pessoas conhecem o destaque que os artistas plásticos brasileiros possuem internacionalmente. É nítido que o apoio à cultura no Brasil é baixo e os investimentos na área são modestos, isso faz com que a população subestime o potencial artístico brasileiro perante o mundo.

Cândido Portinari...
Quem melhor representaria o Brasil no mundo das artes plásticas?

Nascido em Brodowski, no interior de São Paulo, este renomado artista é um dos, senão o mais reconhecido artista brasileiro de todos os tempos. Foi o artista nacional que mais ganhou visibilidade internacionalmente.
Dentre suas mais de cinco mil obras, a mais prestigiada é sem dúvida os painéis Guerra e Paz. Embora houvesse sido proibido de pintar, pois estava passando por problemas de saúde, devido a intoxicação pelas tintas, Portinari não exitou ao aceitar o convite para edificar a maior de suas obras.


Com a ajuda de auxiliares, Portinari trabalhou durante 4 anos no projeto dos dois painéis que entrariam para a história. Dentro dos estúdios da TV Tupi, no Rio de Janeiro, trabalhou arduamente, fez diversos esboços e estudou com afinco as representações que fariam parte da pintura.

Em 1956 os dois painéis foram entregues à Macedo Soares, Ministro das Relações Exteriores, que os doou para a sede da ONU, em Nova York.


Os painéis, embora sejam sigilosamente conservados pelo governo norte-americano, também já foram expostos no Brasil em 2011, após muitos pedidos realizados por João Cândido Portinari, para que pudesse trazer as obras do pai ao país de origem, depois de cinquenta anos de exposição nos EUA. 
Devido uma grande reforma realizada na sede das Nações Unidas, os quadros puderam ser retirados e expostos em outros países, mas com a condição de que fossem restaurados. 


Após terem passado por São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Rio de Janeiro, os painéis seguiram por uma turnê internacional, cuja rota, apresenta cidades globais como Tóquio, Pequim, Oslo, Genebra, Buenos Aires, Paris e outras regiões ao redor do planeta.
Ter uma obra brasileira exposta na imponente Paris, capital da arte, é uma honra para o Brasil e para a América Latina.
No mundo das artes, Portinari é sem dúvida O CARA!
                                                                                                                     André Felipe Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário