O chocolate
mais famoso do mundo é sem dúvida o suíço, uma das principais atrações do país
europeu, vendido e apreciado em todo planeta. É impossível imaginar o mundo sem
esta iguaria de dar água na boca, que faz a alegria de adultos e crianças a
muitos anos.
Atualmente a
África responde por 72% da produção do cacau, que é exportado e transformado em
chocolate.
Os cinco
maiores cultivadores da planta são: Costa do Marfim, Indonésia, Gana, Nigéria e
Brasil.
Outros
importantes produtores são: Equador, República Dominicana e Gana.
O que poucos
sabem é que o chocolate foi inventado bem longe da Europa, e no início, suas
plantas não eram cultivadas na África, mas sim, em um país famoso por seus
grandes chapéus, antigas tribos e praias de águas cristalinas.
Esse fator torna o México ainda mais cativante.
O país dos Tacos, Churros e da indispensável Tequila, é também o local de origem de uma das maiores obras primas da história da humanidade, o chocolate! Os mexicanos sabem como inventar ótimas iguarias culinárias, não?!
Na verdade, a guloseima foi inventada a mais de 3500 anos atrás, quando a América Latina ainda não havia sido descoberta, e nem mesmo as grandes navegações europeias haviam sido inventadas.
A civilização Olmeca, que vivia nas regiões que hoje são o sul do México e o norte da Guatemala, apreciava as sementes de cacau torradas. Posteriormente, os povos Maias e Astecas desenvolveram o costume de beber chocolate, onde as amêndoas de cacau torradas eram acompanhadas por especiarias, pimenta e milho fermentado, uma bebida considerada sagrada, que era servida com mel em cerimônias religiosas e restrita à nobreza.
Os conquistadores europeus, anos depois, passaram a comercializar o chocolate, tornando-o conhecido na Europa, e depois, no mundo todo.
Após a chegar ao velho continente, passou por várias transformações, até adquirir o delicioso sabor que possui atualmente.
Só no século XVII, com a Revolução Industrial, foram criadas as primeiras fábricas que passaram a produzir o chocolate em massa, que era comercializado nas lojas de Londres. Naquela época era ainda consumido em forma de bebida, e ainda não apresentava gosto adocicado.
Em 1828 foi criada a manteiga de cacau, uma substância à base de gordura extraída dos grãos de cacau.
Após 1847, o chocolate é aprimorado por uma empresa britânica, que passa a produzi-lo em barras para comer, através da mistura de cacau moído, manteiga de cacau e açúcar.
Na Suíça, é criada a consagrada versão da iguaria, misturada ao leite e ao açúcar e comercializada em barra, tal como conhecemos hoje.
André Felipe Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário