A culinária na América Latina é muito diversificada e saborosa. Doces, salgados, pratos sofisticados ou iguarias culinárias exóticas fazem parte da cultura local e definem um pouco de cada país.
O Chile, por apresentar uma particular distribuição no mapa, com uma estreita extensão territorial e uma vasta costa litorânea, tem como protagonistas em sua gastronomia os frutos do mar.
Além de produzir excelentes vinhos, o Chile é conhecido por exportar as melhores frutas do mundo, mas, nada é tão popular quanto os saborosos pescados chilenos.
Dentre eles, um dos mais exóticos e tradicionais, senão o mais tradicional, é sem dúvida a Centolla.
O prato mais famoso da culinária chilena é nada mais, nada menos, que um caranguejo gigante encontrado em águas frias e profundas ao sul do país.
Sua coloração avermelhada e seu tamanho chamam a atenção de diversos turistas. A popularidade desta iguaria é grande, o que torna seu preço elevado.
O local mais apropriado para quem deseja experimentar este prato é o restaurante El Galeón, um ponto turístico muito conhecido, situado nas instalações do Mercado Central, em Santiago.
Há quem diga que o restaurante é repleto de estrangeiros provenientes de diversas partes do globo, que se dirigem ao local para provar "o que o Chile tem de melhor".
A Centolla é sem dúvida icônica, e não é atoa, pois seu tamanho, sua cor e seus traços peculiares acabam por chamar a atenção dos amantes da culinária marinha e dos visitantes que passam pelo país todos os anos.
Fica a dica para quem for visitar o Chile. Da água na boca só de pensar, né?!
André Felipe Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário