sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O Chaves morreu? Sim! Adeus mestre Bolaños... :(

Hoje, dia 28 de novembro, morre o ator mexicano mais querido no Brasil e na América Latina.
Robert Gómez Bolaños, um dos maiores gênios da televisão, criador dos programas Chaves e Chapolim, foi sem dúvida um grande exemplo de dedicação e profissionalismo, tendo expandido a imagem do México para o resto do mundo.
Seus seriados são um grande exemplo de que produções modestas, com mecanismos de filmagem singelos, podem apresentar exímia qualidade e conquistar milhões de fans.


O conteúdo de suas produções são pautados no humor ingênuo, não possuindo conteúdo impróprio, tal como obcenidades, palavrões ou cenas de violência.
O próprio Bolaños sempre criticou com veemência a exploração da sexualidade e o uso de palavrões em programas televisivos, e como bom profissional que sempre foi, construiu um império no mundo do entretenimento sem precisar fazer uso das artimanhas da podridão midiática, que é capaz de tudo para conseguir audiência.




El Chavo, programa que iniciou sua transmissão em 1971 pela Televisa, no inicio sofreu duras críticas, tendo sido inclusive classificado como um programa "alienante", "idiota" e "fútil". Após algum tempo se mostrou bem sucedido ao ponto de ter cativado toda a América Hispânica, depois o Brasil, e finalmente o Mundo.

A categoria de país sub-desenvolvido, explorado e atrasado que o México possuia na época, e ainda possui, não impediu que uma produção legitimamente nacional cativasse nações ao redor do mundo. Embora as gravações tenham cessado em 1980, o programa seguiu conquistando fans em todo mundo, sendo o Brasil o país onde mais pessoas aderiram ao carisma dos personagens de El Chavo, com número de fans superior ao próprio México.



Uma pesquisa realizada no ano de 2011 constatou que cerca de vinte países ainda transmitiam regularmente os episódios do programa.
Ainda em 2014 o programa é transmitido no Brasil pelo SBT, sendo um ímã de audiência para a emissora, superando o número de espectadores das demais emissoras, inclusive a poderosa Rede Globo.

O legado das produções de Bolaños deram origem a uma indústria milionária com uma vasta linha de produtos, como brinquedos, materiais escolares, livros, roupas, acessórios, e recentemente um game!




O game chamado Chaves Kart, para XBox e PlayStation 3, que foi produzido por Edgar Vivar, ator que representa o personagem "Seu Barriga", já é um grande sucesso.
O ator homenageou o Brasil colocando paisagens do país em algumas partes do jogo, tal como a cidade do Rio de Janeiro. Uma bonita representação do carinho que o elenco nutre pelo país que tanto o admira.




Bolaños nos deixa hoje, com o coração apertado e com o triste sentimento de luto por ter perdido um grande nome no mundo do entretenimento. Seu carisma e seu profissionalismo foram fatores que o fizeram respeitável perante o público e o mundo das artes.
Bolaños viverá eternamente em nossos corações e estará vivo em nossas memórias. Este gênio, brilhante, incrível, que fez parte da infância de milhões de pessoas, entrou para a história.
ESTEJA COM DEUS BOLANOS!!!



 André Felipe Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário