terça-feira, 18 de novembro de 2014

Um milhão de dólares, por um FUSCA?

O Uruguai atualmente é um dos países mais progressistas da América Latina, tendo sido um dos primeiros países a legalizar a maconha e permitir a união homo-afetiva. 
Sua gestão pública eficiente e transparente é de dar inveja aos países vizinhos, pois, além de dispor de uma das menores taxas de homicídio do continente é também uma das repúblicas menos corruptas do mundo.
Tais avanços se sucederam, em partes, graças ao arrojo administrativo de José Mujica, o ex-presidente do país, que além de ter adotado um exemplar estilo de administração, fez jus ao seu posicionamento de esquerda e abdicou dos privilégios reservados aos Chefes de Estado, tal como a residência oficial e demais regalias dignas de um presidente.


O humilde "Pepe Mujica", como é conhecido popularmente, se tornou mundialmente famoso por ser o "presidente mais pobre do mundo", se tornando um ícone na América Latina. Um governante que residiu em um humilde sítio na zona rural de Montevideo durante seu mandato e abriu mão do veículo oficial, permanecendo com seu bom e velho Fusca azul 1987.
O líder modesto e carismático se tornou conhecido em várias partes do globo devido ao seu estilo de vida inovador e até incomum aos chefes de estado, pautando-se em um cotidiano simples, alheio ao consumismo e à ostentação.


No mês passado o inesperado aconteceu. Um sheik árabe, aparentemente muito rico, ofereceu ao "presidente mais pobre do mundo" US$ 1.000.000,00 por seu velho fusca. Mujica ficou surpreso com a oferta, até porquê, a ostentação dos milionário é algo que sempre criticou com veemência.
Disse à uma revista de seu país sobre a oferta que recebeu,  e afirmou que estudaria a proposta, e caso aceita, doaria o dinheiro para fins filantrópicos.
Alguns dias depois negou a oferta, pois seu velho fusca possuía valor sentimental, algo que dinheiro algum compraria. O presidente fez jus ao seu posicionamento socialista e suas duras críticas às grandes fortunas e ao consumismo rejeitando a oferta de um sheik atrevido.
E você, o que faria no lugar dele?

André Felipe Maria



Nenhum comentário:

Postar um comentário