Paraguai...
Todos os brasileiros já devem ter ouvido falar deste país, mas poucos o conhecem além dos produtos barateados, vendidos na Ciudad del Leste.
Paraguai, país de terceiro mundo, sem cultura e sem manifestações artísticas?
Definitivamente NÃO...
Nossos irmãos paraguaios, embora enfrentem grandes problemas com infroestrutura e má gestão pública, possuem uma cultura rica e diversificada, lar de diversos artístas geniais, mas pouco conhecidos.
Os problemas políticos e sociais no país servem de inspiração para diversos artistas que escancaram as reivindicações e representam os dramas e a indentidade do povo paraguaio.
Tamanha foi a minha admiração ao descobrir um dos artistas plásticos mais geniais da América Latina atualmente.
Fidel Fernández, um jovem artista, nascido em 1984, na cidade de San Juan Bautista, é um pintor e escultor autodidata. Suas obras retratam episódios da história de seu país, fazem críticas aos diversos problemas característicos do Paraguai e também, mostra em seus trabalhos um pouco dos esteriótipos da sociedade em que vive.
Para melhor entender a proposta artística de Fidel ao realizar seus trabalhos pictóricos, confira alguns deles abaixo.
Não é necessário ter um apurado conhemento artístico para compreender o que é representado. Ao olhar bem os detalhes na obra, constata-se que Fidel faz duras críticas ao sistema público de saúde em seu país.
Nada muito diferente do que se vê no Brasil...
O mais fascinante é o fato de seus trabalhos serem de fácil interpretação. Nesta pintura é possível captar a visão de Fidel referente à mobilidade urbana em seu país. Ele a representa de forma satírica e zombeteira ao ponto de criticar e mostrar o quão precário é o sistema público de transporte no Paraguai.
O que dizer do sistema carcerário?
Nesta figura, presidiários trancados aos montes, espremidos e sem espaço, dentro de uma cela com pouca o nenhuma estrutura.
Pode-se observar diversos elementos satíricos por toda pintura, um emaranhado de ítens que retratam o caos do sistema carcerário.
Se Fidel fosse brasileiro, poderia ter nomeado o quadro "Carandirú".
Religião também é um tema alvo de críticas por parte dos artistas contemporâneos.
Em respeito à todas as religiões, me furtarei a comentar os detalhes desta pintura. Analise e tome suas proprias conclusões...
Já este tema, fasso questão de comentar!
Esta pintura represente o "câncer" social existente em quase todos os países da América Latina, inclusive no Brasil.
O caos na educação! Não preciso nem comentar os detalhes...acho que Fidel foi bem claro ao se expressar.
Os problemas em nosso continente, que não são poucos, podem ser associados diretamente ao descaso com o sistema de educação pública.
Professores e alunos sendo tratados como BICHOS! O resultado disso é catastrófico.
André Felipe Maria