O México além dos figurões de Cancún...
É comum ouvir brasileiros reclamando do salário que recebem, ou de sua situação financeira inferior, perante norte-americanos e europeus.
O que muitos se esquecem é que, embora tenha muitos problemas para resolver, o Brasil, no quesito renda, conseguiu quebrar muitas barreiras, sendo hoje, um dos dez países no mundo com maior PPC (Paridade e Poder de Compra).
Mas...para nossos vizinhos Mexicanos a sorte não é mesma. Segundo a Comissão Econômica para a America Latina e Caribe (Cepal), o México possui um dos piores salários mínimos do continente, sendo o único com valor abaixo da linha da pobreza per capita.
O relatório aponta que 40% dos trabalhadores mexicanos não conseguem obter o básico para sobreviver, o que reflete nos índices crescentes de pobreza, e sucessivamente na violência.
O país de Carlos Slim (segundo homem mais rico do mundo), dos resorts luxuosos, mansões praianas e uma economia pulsante, precisará tomar medidas urgentes para conter as quedas salariais que se sucederam nos últimos 35 anos, e que reduziram a renda da população em 77%.
André Felipe Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário