Nosso continente é repleto de grandes nomes da arte. Em meio a tradição artística europeia, cujas obras dominam o mundo das artes, artistas latinos de grande renome acabam sendo esquecidos por suas populações.
O atraso no campo da educação contribuiu para que grandes nomes da arte latino-americana fossem ofuscados perante o público.
Quando a assunto é arte, logo remetemos aos renascentistas europeus, ou ao modernismo norte-americano. Isso é fruto da hegemonia, da submissão cultural e também do neocolonialismo.
O Los Andes + tem como um de seus fundamentos quebrar tabus e mostrar a verdadeira face da América Latina, trazendo a tona informações que vão além do que prega a grande mídia.
A Colômbia, famosa por seus runs, suas belas praias e por seus grandes nomes da música, é também representada por um grande nome no mundo das artes. Fernando Botero!
Para quem pensa que a Colômbia se resume em violência, Shakira e narcotráfico, está muito enganado!
Fernando Botero nasceu em Médellín, no ano de 1932. Além de possuir notório domínio no campo das artes, também inventou um estilo inovador, o "Boterismo", que consiste em retratar suas pinturas com características rotundas, sugerindo a elasticidade da humanidade.
Em quase todas as suas obras, utilizava formas arredondadas, um estilo inovador para a época. É considerado um dos artistas plásticos mais conhecidos da América Latina, com obras vendidas para o mundo todo e que chegam a custar milhões de dólares.
O Museu de Botero, situado na capital colombiana, é hoje um dos pontos turísticos mais visitados de Bogotá, tornando-a uma das capitais mundiais da cultura. Fernando Botero é de fato um símbolo da riqueza cultural colombiana!
André Felipe Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário