Poucos conhecem esse pequeno país da América Central. Talvez muitos tenham se impressionado com o destaque de sua seleção durante a Copa do Mundo de 2014, ou, o conheçam por suas exuberantes praias caribenhas.
Além de serem considerados um dos povos mais felizes do mundo de acordo com o Happy Planet Index, os costa-riquenhos apresentam uma virtude que esta longe de ser algo praticável no mundo. Um exemplo que deveria ser seguido por outros país, mas, em escala mundial, essa iniciativa seria uma utopia.
Há mais de seis décadas, o país latino-americano, que tem sua economia movida pela exportação de carvão, aboliu suas forças armadas, e transformou suas bases militares em escolas.
Isso mesmo!
Um país que não possui exercito!
No dia 1 de dezembro de 1948, o estão presidente José Figueres Ferrer, declarou o fim das forças armadas costa-riquenhas, e afirmou que a segurança do país seria realizada unicamente pela polícia, eficiente e capacitada.
Como resultado, ao contrário dos demais países latinos, a Costa Rica não sofreu com guerras civis ou golpes de estado, e permanece pacífica até hoje. Um exemplo para a humanidade.
André Felipe Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário